• Site oficial RPM

    Conheça o novo site do RPM 2011 acessando o endereço: www.rpm.art.br e fique ligado.

  • RPM 2011 - Elektra

    Já conhece o trabalho do RPM 2011? Se chama Elektra, já está à venda nas lojas. Confira!.

Entrevista com Fernando Deluqui

O guitar hero brasileiro Fernando Deluqui, concedeu uma entrevista aos membros da comunidade oficial do RPM no orkut, confira na íntegra a seguir.

Quais são as idéias pra carreira solo, como por exemplo, expandir a turnê/divulgação..grande gravadora, etc.? Caio Toledo Belém-Pa Fala caio, estamos muito contentes com o lançamento do CD Delux de 2007. Aos poucos as pessoas do país todo estão tomando conhecimento do nosso novo trabalho. Tenho conversado com empresários para levar o show para todos os estados, o que, também, aos poucos, está acontecendo. Pensamos num novo CD mas é algo embrionário pois o CD Delux é novo ainda e, por exemplo, está na quarta musica em execução na rádio pop rock de sampa. Deluqui, conte-nos um pouco sobre o tempo que você tocou nos Engenheiros do Hawaii, justamente o período mais turbulento, e obscuro, do qual os fãs menos têm acesso. Como era o relacionamento entre vocês? E realmente o Humberto Gessinger te convidou a assumir os vocais da banda? Luís Eduardo Oliveira Costa 16 anos Formiga – MG Fala Luís, foi um período difícil para nós. Para mim, porque estava procurando espaço para mostrar o meu trabalho. Para Humberto, porque a banda estava se dissolvendo. A temperatura subiu várias vezes e, parece que rolou mesmo uma estória assim, de cogitarem meu nome para os vocais...pura bobagem...o cantor dos Engenheiros é Humberto Gessinger.
Você já deve ter respondido esta pergunta muitas vezes, mas, hoje em dia, após tanto tempo, na tua opinião, o que levou o RPM ao seu fim após toda a ascensão com o disco de 1986? Ane Elisa Ferreira 22 anos Penápolis-SP Leiam a biografia e tirem suas próprias conclusões Em 1993, você e Paulo Ricardo embarcaram no projeto "Paulo Ricardo & RPM", em que não estavam Schiavon e P.A. Foi um disco muito bom, em que você praticamente "ditou o ritmo" do álbum. Como foi a experiência, a turnê, enfim, guarda boas lembranças dessa época? Pode-se dizer que foi um disco do RPM, mesmo sem a formação original? Eduardo Bernardo da Silva Neto 24 anos Rio de Janeiro-RJ Sim, foi um trabalho do qual gostei de fazer. Não gostei do nome do cd que ficou Paulo e Rpm, imposto pela gravadora e o trabalho começou broxado desde então....além do que o Paulo começou a achar que podia mandar em tudo e ficou difícil de manter as coisas funcionando. Continuamos nas drogas (o que me deixava cego e apático e, ne repente, houve um desentendimento do Paulo comigo e com a gravadora. Fomos despedidos e preferi pular fora.
Olá Delux! Você é o guitarrista brasileiro q me inspira. Gostaria de saber quais os captadores que você usa ou recomendaria e qual a guitarra q você prefere, pois já te vimos tocar com Floyd Rose (80's), Les Paul (93-95), Strato (2002 ao presente). Vida longa com muitos riffs para ti! Alex Lopes 23 anos Rio de Janeiro – RJ Obrigado Alex. Gosto dos captadores da Fender. Dos originais de fábrica mesmo...sem parte ativa, “veneno” ou whatever...Eu sou fã do som dos grandes guitarristas dos anos 60 e 70. Sei que uma Gibson é muito interessante e, junto com a Fender, preenche a maioria do espectro sonoro feito por guitarras. Se vc puder ter as duas, compre! Para aqueles solos mais velozes e tappin que eu fazia nos anos 80 a Jackson é imbatível. Tenho saudades da minha Soloist que foi roubada ...Mas hj estou feiz com minhas duas Stratocaster Fender. Algum dos teus filhos tem algum interesse com música? Você já se imaginou cantando ou tocando ao lado e algum deles? Marcos Botelho 21 anos Anápolis – GO Fala, querido Marcos, meus filhos não estão interessados em música.
Como foi a sensação de num curto período tocar para mais de 20 mil pessoas por noite e cair drasticamente para 200 - 2 mil pessoas? Marcelo 25 anos São Paulo – SP As pessoas costumam fazer disso um negócio muito importante. Pra te falar a verdade, eu não senti todo esse problema. Tive até prazer em voltar a trabalhar em estruturas menores, cuidar das minhas coisas mais de perto....sim porque em 86, quem cuidava do meu equipamento era o roadie. Depois, tocando em lugares médio menores eu cuidava de tudo. Claro que eu senti pelo fato de estar abrindo mão de conforto mas o que tive em troca encobria todos estes problemas. Ter o controle do repertório, experimentar todas as idéias , escolher os músicos e forma de trabalhar...tudo isso foi muito bem vindo na época...Agora meio que tirei essa espécie de egotrip da minha cabeça. Estou me realizando em carreira solo e mais aberto para outros trabalhos. Quais bandas de rock nacional você curte? Allessandro 15 anos São Paulo – SP Muitas. São elas: Jorge Benjor, Ludov, Legião, Nenhum de Nós, Ira, Violeta de Outono, Charlie Brown, Fresno, Mutantes, Capital Inicial, Jumbo Elektro, Cachorro Grande, Pitty... Ainda sobre o CD Paulo Ricardo & RPM (1993), gostaria de saber se há possibilidade de relançamento do CD no catálogo da Universal, e se há possibilidade de incluir pelo menos uma destas duas faixas (Pérola ou Gênese) ou ambas numa possível nova turnê da formação clássica da banda. Marcelo Delfino 33 anos Rio de Janeiro – RJ Na formação clássica da banda não dá pois é uma questão delicada por motivos óbvios. Mas estou com uma bela cópia do DVD do programa “Estilhaços Urbanos” apresentado em 1993 na TV Cultura. Pretendo colocar à disposição de vcs.
O que todos os fãs querem saber: Como você se sente em relação à volta do RPM? É possível uma nova turnê? Gabriel 19 anos Rio de Janeiro – RJ Estamos trabalhando para que o Rpm volte a fazer shows. Fernando, o que você acha do fato de que nos anos 90 os jornalistas e críticos musicais tentaram denegrir a história do RPM dentro do rock nacional com várias críticas, devido ao auge e posteriormente às separações da banda? Atualmente ainda há esse preconceito? Ewerton Bruno 21 anos Natal – RN Sim há preconceito, não só de jornalistas, como programadores de radio Fm por exemplo. Na minha opinião, as mudanças de direção, separações e outros problemas mais fizeram com que o Rpm perdesse credibilidade. É fácil chutar cachorro morto não é? Cabe a nós mesmos ter força para calar a boca desses pentelhos.
Del, querido! Fale-nos sobre o seu trabalho DELUX, inclusive em relação as novas músicas de trabalho "Explode o Amor e Exército da Paz". E como estão os novos Projetos??? Beijos! Yara Midori 24 anos São Paulo – SP Estou contente com o resultado estético do CD. Me realizei mesmo. É um Cd que ponho pra escutar e me empolgo, especialmente com realção à essas duas músicas. Tbém gosto de “Dê”, “Nossa Porta Aberta”, “Chuva” e “Na Onda Certa”. “Explode o Amor” é a música “Louco Vício” que apareceu no ano de 1989 e de lá pra cá vem sendo trabalhada até chegar na forma que está registrada no CD. “Exército” tem um riff de guitarra que pode se dizer, é marca registrada minha e o famosos teclado “sirene” que o Luiz faz tão bem. Gosto do jeito fluido que a música rola. Para os amantes da sonoridade 80´s é um presente e uma homenagem. O próximo lançamento é um CD acústico, instrumental, com trilhas lounge. O RPM está motivado para novos projetos? Pode sair o tão sonhado CD com canções inéditas? Juliano Lantmann 29 anos Jataizinho – PR Fala Juliano, o Rpm é uma banda sui gêneris por ter passado o que passou. Fizemos muito mais sucesso do que imaginávamos e de lá pra cá nossa história tem sido uma grande e longa montaanha russa. Depois de tantas idas e vindas temos nossos próprios projetos e ninguém quer abandonar tudo e sair correndo por causa do Rpm agora. Temos conversado e estamos criando a possibilidade de fazermos alguns grandes shows nas capitais e grandes cidades para lançar o Box. A partir daí, se tudo der certo partimos para o CD de inéditas.
Deluqui, o que vc acha desse espaço enorme que as grandes rádios abrem para os grupos estrangeiros, enquanto que boicotam muitas bandas e cantores nacionais, como por exemplo vc. O teu CD Delux está muito bom. Explode o Amor merecia estar nas paradas... Como driblar isto? Como fazer sucesso e ganhar dinheiro com música num país que tolera a pirataria, que tem um ECAD obscuro (que ninguém entende) e uma mídia mercenária? Marta Mendes 25 anos Rio de Janeiro Boa Marta...ninguém está nem aí para quem faz um som nacional bacana. “Dane-se”...prefiro escutar a Beyoncêe (acho que é assim que se escreve). Não tenho nada contra a Beyoncèe mas acho sacanagem fecharem o mercado do jeito que fazem. Se isso mudar e esses “profissionais” do radio precisarem de mim, vão se foder. Por que você rompeu com o PR após o disco de 93 e foi para os Engenheiros, tocar com o HG? Ambos não tem o mesmo estilo de trabalhar (centralizador)? Marta Mendes 25 anos Rio de Janeiro – RJ A relação com PR estava desgastada e sempre admirei o trabalho de HG. Eu não sabia o que poderia acontecer nos Engenheiros...podia dar certo...e deu, até certo ponto. Eu é que pulei fora para criar a minha própria banda.
Del, teu cd "Delux" é muito bom mesmo, existe chances de termos um DVD com um show e clipes? Ana Paula 14 anos Goiânia - Go. Quem sabe...seria legal, né? Um DVDzão com shows, entrevistas, making of, clipes, participações...seria bom sim... Esse projeto de carreira solo ja vinha de muito tempo? Alexandre Pinheiro 21 anos Quixeramobim – CE Sim, logo após o fim do primeiro Rpm. Tenho evoluído como artista e agora, como Cd Delux, apareci um pouco mais. Mas há o CD “Fernando Deluqui”, lançado em 2000, que é muito bom tbém.
Oi Nando,te admiro muito, não só pelo RPM,mais pela tua carreira toda. Há alguma remota possibilidade de você vir fazer um show aqui no Uruguai. É que sou uruguaio é gostaria de ver um show da banda Delux.(peço desculpas pelo meu português ruim).Um abraço e sorte. Andrés 24 anos Montevideo – Uruguai Obrigado Andrés, eu gostaria muito de visitar seu país. Vc conhece algum empresário, casa de show ou alguém que possa se interessar em levar a Delux? Saudades da loucura que era a sua vida de RPM? E hoje, como é com a banda Delux? Zilda Senna Rio de Janeiro – RJ Não tenho saudades da loucura. Tenho saudades do conforto pois a estrutura era 10. Porém com a Delux tenho a possibilidade de fazer o que quero, ter controle do repertório, arranjos e etc, além de poder tocar com excelentes músicos, JP e Amaral. Olá Deluqui A tour do Delux tem passado por vários estados do Brasil, como você vê a cena musica das cidades que tu passa, o que você vê que te desanima e o que te motiva? Marcos Botelho Anápolis GO Querido Marcos, adoro viajar e fazer shows. Nada melhor que tocar com boa estrutura e público. O problema aparece quando quem te contrata é irresponsável ou coisa pior. Tenho filtrado os contratantes aqui para que possamos fazer sempre shows com um nível profissional legal. Sobre as cenas nas cidades dos shows não temos visto muita coisa...é muito corrido. Mas gosto de muita coisa nova que está sendo feita. As bandas novas têm que insistir e tocar ao vivo. Cedo ou tarde alguma coisa acontece. Obrigado a vocês pelo carinho e atenção. Visitem meu site www.fernandodeluqui.com.br Abraços Dlx

2 comentários:

LP disse...

"Sinais de vida no país vizinho...eu já não ando mais sozinho..."

uhuuuuuu...este blog está mto massa...parabéns aos idealizadores Rodrigo e Louan... a todos que estão apoiando esta iniciativa...e aos coiotes: Paulo Ricardo, Luis Schiavon, Fernando Deluqui e P.A que estão nos prestigiando com entrevistas sobre esta banda que revolucionou este país...

valeu...abraços de Luiz Paulo Gomes (RPM 25 anos...Salvador-BA)

Ane Elisa Ferreira Fattori disse...

PARABENS AOS MENINOS IDEALIZADORES DO BLOG, A ENTREVISTA COM O DELUQUI FOI BEM PROVEITOSA.

ADOREI

BJOS A TODOS