• Site oficial RPM

    Conheça o novo site do RPM 2011 acessando o endereço: www.rpm.art.br e fique ligado.

  • RPM 2011 - Elektra

    Já conhece o trabalho do RPM 2011? Se chama Elektra, já está à venda nas lojas. Confira!.

Retrospectiva 2011: RPM

por Lívia Menezes (@Lih_Menezes)
O Retorno
Quem é fã da banda sabe o quanto a volta à ativa do RPM foi aguardada. Desde o primeiro rompimento em 1989, foram anos tortuosos e intermináveis do mais silencioso vácuo, nenhuma “Revolução”, nenhuma música inédita, nada além daquela sensação frustrante do quão longe o grupo teria chegado se não tivesse se separado, ainda mais da forma abrupta que ocorrera nos anos 80, no auge do sucesso. Em 2002, com o “Ao Vivo – MTV”, parecia que era o renascimento do fenômeno que incendiou os melhores anos do rock nacional. Só parecia. O que era para ser o retorno da banda, logo transformou-se num estandarte para mais brigas e uma nova separação no ano seguinte,  em 2003.Os anos subsequentes foram marcados por discussões e desentendimentos.  Até que, em 2008, o RPM se reúne para comemorar o vigésimo quinto aniversário, lançando o box “Revolução 25 anos”, com uma única apresentação no programa do Faustão no dia do Rock.
Em 2010, quando parecia que nada mais traria o quarteto de volta, surge uma “chama” no fim do túnel, o especial “Por Toda Minha Vida”,exibido pela Rede Globo no início de novembro. Essa “chama”, acenderia novamente a “Revolução”, o RPM ressurgiria mais uma vez, tal como uma ave fênix,imortal, porque o bom rock é eterno, assim como a boa música e a boa arte.
No início de 2011, tornava-se oficial, o RPM estava de volta com sua formação original e já compunha novamente músicas inéditas que viriam a fazer parte de seu novo disco, lançado há pouco e intitulado “Elektra”. Em janeiro, iniciaram-se as gravações e várias especulações já surgiam na mídia, como a possível participação no “Rock in Rio”, por exemplo, que acabou infelizmente não se concretizando.
Primeiro show após a volta
Num domingo, dia 17 de abril, quem pôde ir à Virada Cultural, no palco da Praça Julio Prestes teve a oportunidade de conferir o RPM em seu primeiro show após a separação de 2003. Um show marcado pela nostalgia de toda uma época, com direito à homenagens a Renato Russo e Cazuza.
Lançamento do EP Virtual com Download Gratuito
No dia 15 de maio, no programa “Domingão do Faustão”, abanda confirmara o seu retorno em grande estilo, em rede nacional, com direito ao lançamento de um EP virtual composto por quatro canções inéditas que integrariam o “Elektra” meses depois. Esse EP fora disponibilizado para download gratuito no site oficial do grupo. As faixas que o integraram eram: “Dois Olhos Verdes”, “Crepúsculo”, “Ela é demais (pra mim)” e “Muito tudo”. A canção “Dois Olhos Verdes” é a primeira música de trabalho do novo disco evem subindo várias posições nas rádios de todo o país.
Início da turnê “RPM Elektra 2011”
O primeiro show da turnê aconteceu em maio, dia 20, no Credicard Hall, em São Paulo. Era o retorno não apenas do RPM, mas de toda a sua reputação de como se fazer um belo espetáculo, com direito a raio laser,  gelo seco e caveira, como nos bons tempos.Tudo perfeitamente dirigido por Ulysses Cruz, com cenários de Zé Carratu,iluminação de Marcos Olívio e figurinos de Ciro Midena, o retorno da banda é marcado por uma reunião de grandes profissionais, mestres na arte de realizar um grande show, uma verdadeira superprodução, fazendo jus ao título de banda “rock espetáculo”.
Sonora Live e projetos para o futuro
Em 28 de julho, o grupo se apresentou no Sonora Live, do portal Terra. O programa foi exibido online para todo o país e além de tocarem várias canções que fazem parte dos shows da turnê, algumas das novas e outras clássicas,que não podem faltar, a banda comentou seus planos para o futuro, como o lançamento do “Elektra” e o projeto de gravação de um novo DVD ao vivo em 2012,possivelmente após o Carnaval.
Lançamento do "Elektra"
Dia 20 de Novembro, o RPM lançou seu mais novo CD, “Elektra”, em parceria com a gravadora Building Records. Um álbum duplo, o primeiro com canções normais e o segundo com sete remixes, sob colaboração do Dj Joe K. Dia 24 de novembro, o grupo se reuniu para uma coletiva de imprensa e apresentou seu “caçula”. Em dezembro, dia 6, o RPM oficializou o lançamento do novo disco com uma tarde de autógrafos na Fnac do Shopping Morumbi, em São Paulo. Videoclipe de “Dois Olhos Verdes” Recentemente, a banda lançou seu primeiro videoclipe após 23 anos, o vídeo é da canção “Dois Olhos Verdes” que faz parte do novo álbum. Que venha 2012!
Não há dúvidas que 2011 foi um dos anos mais marcantes na trajetória do RPM, não por brigas ou sucesso como nos 80, mas pelo fato de que agora existe um sentimento geral  de queo grupo finalmente está unido, e que de fato todas as divergências foram superadas e os coiotes estão dispostos a continuar juntos por muitos e muitos anos. Para o Brasil e para o mundo, este ano será lembrado como aquele que marcou a volta de uma das maiores bandas do B-Rock. Para os fãs, 2011 será lembrado como aquele que representou o retorno de uma banda que nunca esteve de fato morta, apenas adormecida em seus corações esperando a hora certa de ressurgir e revolucionar o país novamente. O rock nacional precisa de “Revoluções Por Minuto”. O Fã Blog "RPM 4 Coiotes" deseja a todos um ano novo maravilhoso. E que em 2012 o RPM continue sua trajetória de sucesso!